Página Inicial
        Notícias
       Fotos
       Diretoria da CBMT
       Agenda
       Links
       Academias Filiadas
       Graduação
       Atletas do Ano
       Vídeos em Destaque
       O Muay-Thai
       História no Brasil
       Ranking Amador
       Ranking Profissional
       Mestres e Professores
       Por que se filiar à CBMT?
       Quem é a CBMT ?
       Regras
       Quadro de Árbitros
       Ouvidoria e STJD
       Licitações
       Nutrição para o atleta
       Wolrd Muay Thai Federation
       English
       Bolsa Atleta
       Contato


Como tudo Começou

 

1979 Nelio Naja introduziu o Muay Thai na época mais conhecido como Boxe Tailandês no Brasil. Reuniu um grupo de faixas pretas de TaeKwonDo, entre eles os Mestres Luiz Alves , Flavio Molina (em memória), Narany, em Curitiba Rudimar Fedrigo .
1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai onde tinha como Presidente o Grão Mestre Flavio Molina (em memória). 
1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro no Bérro Dágua onde hoje é academia Nobre Arte, entre Rio de Janeiro vs Curitiba, onde Rio de Janeiro foi a campeã. Ainda em 1981 o Fundador e Presidente da CBMT Grão Mestre Luiz Alves fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai, foi no desafio Rio Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba. 
1982 acontecia o segundo Interestadual no Rio de Janeiro no Clube Morisco no bairro de Botafogo entre Rio de Janeiro vs São Paulo onde a cidade do Rio de Janeiro foi a campeã .
1984 realizado o primeiro torneio Carioca de Muay Thai e nesse mesmo ano aconteceu mais um interestadual só que dessa vez foi em Curitiba entre Rio de Janeiro vs Curitiba, a cidade campeão foi Curitiba. Ainda na década de 80, começa a nascer a primeira turma de atletas do Grão Mestre Luiz Alves entre eles estava o Mestre Artur Mariano. 
1987 foi fundada a primeira Federação da Historia do Brasil de Muay Thai, a Federação Carioca de Muay Thai, fundada pelo Grão Mestre Luiz Alves. O Muay Thai vinha crescendo de uma forma muita forte e sólida.
 
1994 até 1998 foi um momento difícil para o Muay Thai brasileiro, muitos professores da modalidade largaram para trabalhar com outros segmentos e outros para trabalhar com o Boxe. A modalidade passava por muitas dificuldades, os alunos já não lotavam as academias como antes, os patrocínios para os eventos já não existia,.
 
1999 atletas de Jiu Jitsu e praticantes de MMA se rendiam as técnicas do Muay Thai.
Procurando muitos professores da modalidade, o Muay Thai voltava a evidencia pelos atletas de outras modalidades.
 
2000 Mestre Artur Mariano chegava da Holanda onde passou dois anos treinando e lutando a modalidade e com a autorização do Grão Mestre Luiz Alves ingressava na Federação Carioca de Muay Thai como Presidente.
 
 
2003 acontecia o primeiro evento de MMA a colocar lutas de Muay Thai num evento de Mix Martial Arts. O evento Knock MMA e Muay Thai fazia uma abertura de quatro lutas de Muay Thai e seis de MMA.
O promotor responsável na parte de lutas era o Mestre Artur Mariano.
A partir daí outros eventos começaram a enxergar a força da modalidade.
 
2004 a Confederação Brasileira de Muay Thai fazia um mega evento dentro do Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro. Nesse evento a CBMT teve um prejuízo financeiro, que abalou a entidade. Nesse mesmo ano a Confederação seguia para Belém do Pará, pois fazia um circuito nacional, passando nas principais localidades onde o Muay Thai era forte. O evento conseguiu se bancar mas a entidade não agüentou o baque sofrido a meses atrás no Tijuca Tênis Clube e teve que parar com os eventos para rever os acontecidos.
 
2006 acontecia uma reunião que iria definitivamente mudar os ramos do Muay Thai no Brasil, os principais dirigentes da CBMT, Grão Mestre Luiz Alves e o Secretário Geral Nacional Mestre Artur Mariano, definiram os novos rumos da modalidade, tendo uma linha de simplicidade e clareza. Através desta metodologia foi feito eventos sem glamour em lugares simples, mas com a preocupação com a integridade dos atletas, trazia sempre dentro dos eventos médico e ambulância e com uma premiação com um medalhão com o brasão da entidade.
 
2007 o ano que veio mostrar a força da entidade na administração do Muay Thai no Brasil. Com eventos em dois em dois meses foram feitos o Brasil GP, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Copa Luiz Alves, Brasileiro de Estreantes e Brasileiro Finais onde foi definido os campeões Brasileiros de 2007.
Nascia o primeiro jornal exclusivo para o Muay Thai no Brasil, o Muay Thai News, um informativo da CBMT.
Pelos trabalhos prestados pela CBMT, rendeu aos dirigentes Grão Mestre Luiz Alves e o Mestre Artur Mariano a maior comenda esportiva da cidade a medalha Pan-americana da câmara municipal do Rio de Janeiro.
Os dois dirigentes receberam um convite da editora On line para escrever um livro técnico de Muay Thai onde foi lançado no mês de Abril.
Nesse mesmo ano a Ministério dos Esportes fechou uma parceria com a CBMT.
 
2008 através do que foi mostrado a Confederação Brasileira de Muay Thai ganhou uma credibilidade muito difícil de ser conquistada num pais que não existe apoio a esportes amadores. Consquistando que o Ministério dos Esportes liberasse bolsa atleta para os campeões de 2008, um núcleo de treinamento de excelência para CBMT onde atletas filiados poderão treinar sem custo algum, para ser implantado nesse ano.
Fechou parceria com grandes marcos como a ECKO Unltd, Pretorian, Vizzo Wall entre outras.
Hoje o Muay Thai é uma unanimidade das lutas em pé, a Confederação Brasileira de Muay Thai conquistou um espaço de credibilidade jamais conquistado.
 
Significado da palavra MUAY THAI: Arte livre
 
Dia do Muay Thai
 
Dia 17 de Março é comemorado o dia do Muay Thai, é considerado o dia mundial do esporte, dia do Nai Khanom tom, acontece uma grande reunião de KRU do mundo inteiro na cidade de Ayutthaya  para a realização do maior Wai Kru do mundo. É um dia festivo na cidade, com apresentações de Muay Boran, lutas de Muay Thai, aplicações de tatuagens gratuitas ligadas as tradições do Muay, diversos produtos ligados ao muay thai e a cultura tailandesa, no final da noite uma apresentação de arrepiar com elefantes, uma simulação histórica das batalhas e de toda história que envolveu esse Nak Muay.  Nai Khanom tom foi um prisioneiro de guerra capturado Pelos Birmaneses quando Ayutthaya (Antiga capital de Sião, atual Tailândia) foi saqueada pela segunda vez no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.).Em 2317 do calendário budista (1774 D.C.), o Rei Birmanês, Rei Angwa, quis realizar uma comemoração para o Grande Pagoda (Entidade Religiosa) Maior cidade no período,  Rangoon. Lutas estavam envolvidas nas comemorações. Bons Nak Muay (lutadores de Muay Thai)  foram chamados para lutar contra os lutadores Birmaneses.No dia 17 de março daquele ano, Nai Khanomtom lutou e derrotou 10 lutadores birmaneses sucessivamente sem descanso  entre as lutas. Foi a primeira vez que o Muay Thai foi utilizado em uma competição fora da Tailândia.Pelo seu feito, Nai Khanomtom foi homenageado sendo chamado de o Pai do Muay Thai, e o dia 17 de março é agora considerado o Dia Mundial do Muay Thai.
 
 
Muay Boran
 
 
Muay boran é o Muay Thai antigo, o antecessor da arte marcial conhecida mundialmente pelo nome de muay thai. O muay boran é um antigo estilo de luta tailandesa que deu origem ao muay thai. Registos históricos revelam que a arte tem pelo menos 2000 anos de idade, no entanto acredita-se que esta arte teve a sua origem e evolução conjuntamente com o Reino do Sião (a Tailândia) há alguns milhares de anos atrás. Agora o nome muay boran geralmente vem indicando em verdade uma mistura de elementos característicos de várias técnicas definidas como Estilos Regionais de muay boran (como é exemplo o muay korat, muay luang, muay chaiya etc). Cada nome designa a província onde se originou o estilo. Em suma, hoje em dia o muay boran significa o muay thai antigo. Pode-se considerar que este estilo ficou conhecido mundialmente através do filme Ong Bak, protagonizado pelo tailandês Tony Jaa. Neste filme ele utiliza algumas técnicas de muay boran em combate, para além de técnicas aplicadas  Krabi Krabong. No Muay Boran exixte graduação, onde vai do inciante, intermediário, Kru, Mestre, Grão Mestre e Grão Mestre Gold.
Sarama
 
 
A música de muay thai, designada de sarama é uma característica única desta arte marcial, sendo tocada antes e durante toda a sessão de combate. Apesar do muay thai ter vindo a sofrer um constante desenvolvimento desde o seu surgimento até à actualidade, a música empregue desde há centenas de anos atrás prevaleceu inalterada até aos dias de hoje. A utilização da flauta e acompanhamento musical de percussão durante o combate, é considerada uma particularidade do muay thai. No espaço de tempo em que decorre a dança é frequentemente utilizado um gravador (cassete, CD) para transmissão da música, no entanto durante o confronto físico tornou-se imprescindível a música ao vivo. Enquanto decorrem os rituais preparatórios para o combate do lutador, o ritmo da música aumenta e diminui, como modo de encorajamento dos lutadores. Mais lenta para o ram muay e wai khru e mais impetuosa no decorrer do combate, esta música é interpretada ao vivo por um grupo de quatro músicos, em que cada um toca um instrumento particular. Estes instrumentos são empregues na realização da música para o muay thai designadamente a Pi Java, um clarinete, o qual é fundamental para a melodia; um par de tambores designado de klog kaak; ching que se trata de pequenos pratos em ferro, bronze ou latão; e outro tipo de tambor originário do sul da Tailândia, denominado de mong kong.

 
Phuang malai
 
Também dentro das tradições está presente o phuang malai, uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador. O phuang malai é oferecido pelos colegas ao lutador como forma de amuleto e desejo de sorte. Estas flores, normalmente de jasmim, são firmadas entre si, formando uma gargantilha suficientemente grande para que o lutador a possa usar à volta do seu pescoço. Na tradição budista, as flores simbolizam a vida, a morte e a volatilidade da existência. O phuang malai não é oriundo do muay thai, tal como o mongkon e o kruang ruang, este foi incorporado no desporto por influência da cultura tailandesa, no entanto, é frequente o lutador transportar o phuang malai para dentro do ringue, onde é retirado depois das danças cerimoniais e antes do combate.
 
 

 

Golpes em Tailandês

 

CHUTES

Português

Tailandês

Romanização

IPA

Frontal[nt 4]

เตะตรง

Tei-trong

[tèʔ troŋ]

Circular ao tronco

เตะตัด

Tei-chiyang

[tèʔ tɕʰǐəŋ]

Circular alto

เตะตัด

Tei-kan-kro

 

Low-kick (Circular baixo)

เตะตัด

Tei-tat

[tèʔ tàt]

Semi-circular

เตะเฉียง

Tei-rid

 

Circular cima-abaixo

เตะกด

Tei-kot

[tèʔ kòt]

Circular em escada

เขยิบเตะ

Yiep-tei

[tèʔ jìəp]

Circular em salto

กระโดดเตะ

Kra-tote-teii

 

Lateral

ถีบข้าง

 
...
 
FILOSOFIA DO MUAY THAI (SAUDAÇÕES):
 
A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUAI THAI e todos os praticantes no Brasil utilizam o sistema tailandês de saudação, ao entrar e sair do local sagrado de treino, assim como, ao ver o treinador e colegas de treino, o aluno saúda a todos com a expressão Muay Thai , Thai ou Ossi, que significa todo o respeito ao próximo, ao local de treino, alunos, atletas, Instrutores, Professores, Mestres e Grão Mestres.
 
Hierarquia:
 
Desde quando o Muay Thai se iniciou no Brasil no ano de 1979, foi colocada uma graduação somente usada no Brasil, que antigamente era usada em forma de faixa na cintura, a quatorze anos que é utilizado o Kruang (Prajied), uma corda no braço esquerdo do lado do coração com a mesma coloração que foi definida em 1979. No Brasil existe uma hierarquia formada através dos anos de dedicação onde existe cinco tipos de graduação: O aluno se enquadra da graduação branca até azul clara ponta azul escura, quando chega na graduação azul escura se torna um Instrutor que poderá dar aulas com a autorização da CBMT, na seqüência o Instrutor Máster que é da graduação azul escura ponta preta, quando se torna grau preta o atleta é denominado professor, após existem os Mestres e Grão Mestre.
 
GRADUAÇÃO NO BRASIL:
 
BRANCA
BRANCA PONTA VERMELHA
VERMELHA
VERMELHA PONTA AZUL CLARA
AZUL CLARA
AZUL CLARA PONTA AZUL ESCURA
AZUL ESCURA (INSTRUTOR)
AZULESCURA PONTA PRETA (INSTRUTOR MASTER)
PRETA (PROFESSOR)
PRETA E BRANCA (MESTRE)
PRETA BRANCA E VERMELHA (GRÃO MESTRE)
 
C.B.M.T. é a entidade oficial no Brasil,
C.B.M.T. representa o Brasil no mundo do Muay Thai.
 
 
A Confederação Brasileira de Muay Thai foi fundada em 1994 pelo Presidente Grão Mestre Luiz Alves ( )e tem como seus principais dirigentes o vice-presidente Mestre Artur Mariano. Órgão máximo do Muay thai no Brasil reconhecida pelo Ministério dos Esportes, tem como sede o Rio de Janeiro.
 
Depois de muitas organizações mundiais estabecidas na Tailândia, o governo tailandes , assim como o Comite Olímpico não apoiaram nenhuma organização mundial que não seja a World Muay Thai Federation W.M.F. 
 
A W.M.F. definiu que cada país terá apenas um representante para cuidar da modalidade, e definiu que a Confederação Brasileira de Muay Thai (C.B.M.T.) é a entidade oficial que regulamentará a modalidade no Brasil.
 
http://worldmuaythaifederation.org/
Nosso registro oficial segue em anexo;
 
Com objetivo de regulamentar a modalidade, de forma que acabe com vários organismos mundiais e nacionais.
 
O intuito do governo tailandês é de ter controle e conhecimento da modalidade em todo o mundo, como número de adeptos em cada país, o crescimento, já que o muay Thai vem sendo trabalhado para entrar nas olimpíadas.
 
Em destaque a chancela da W.M.F. de membro oficial representante no Brasil






Confederação Brasileira de Muay Thai ® - ®Copyright 2007 Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 800x600 - 32 bit colors