Página Inicial
        Notícias
       Fotos
       Diretoria da CBMT
       Agenda
       Links
       Academias Filiadas
       Graduação
       Atletas do Ano
       Vídeos em Destaque
       O Muay-Thai
       História no Brasil
       Ranking Amador
       Ranking Profissional
       Mestres e Professores
       Por que se filiar à CBMT?
       Quem é a CBMT ?
       Regras
       Quadro de Árbitros
       Ouvidoria e STJD
       Licitações
       Nutrição para o atleta
       Wolrd Muay Thai Federation
       English
       Bolsa Atleta
       Contato


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) vem por meio desta esclarecer para os interessados o vídeo divulgado da última parte do exame de Grau para Ponta Preta e Preta em Bento Gonçalves-RS.

A CBMT existe desde 1994, sua fundação (Saudoso GM Luiz Alves) faz parte da introdução do Muay Thai no Brasil desde o início na década de 80. A entidade é reconhecida pelo Ministério dos Esportes, na qual oferece Bolsa Atleta Internacional para nossos campeões (todos os atletas tiveram que passar pelos critérios do Bolsa Atleta), reconhecida em âmbito Pan-americano (PA.MC) e mundial (WMF). Hoje temos através do trabalho da CBMT quase 30 campeões mundiais todos lutando na Tailândia inclusive no Lumpinee Boxe Stadium considerado o Maracanã do Muay Thai, mais de 40 Campeões Pan-americano.

Na CBMT diferente das outras entidades o mínimo para formação de grau preta é de 7 anos direto ininterruptos, o tempo para o amadurecimento, conhecimento das técnicas, conhecimento da filosofia, 99% dos praticantes dentro da CBMT levam uma média de 10 a 12 anos para se formarem pois dificilmente conseguem fazer 7 anos direto.

É de conhecimento notório que muitas entidades com 2 anos já formam professores, alguns com menos ainda e outros um pouco mais, isso mostra o total desrespeito a modalidade já que não a tempo hábil para o amadurecimento e conhecimento real das técnicas, somente visam o mercado irregular financeiro.

Para os que desconhecem o sistema para formação da CBMT, os formados que participaram do Exame Nacional de Grau em Bento Gonçalves-RS organizado pela Federação Gaúcha de Muay Thai Esportivo que tem como Presidente o Mestre Eduardo Virissimo, o evento aconteceu com a chancela da CBMT e a presença do Presidente da mesma Grão Mestre Artur Mariano. Todos passaram por um longo e exaustivo exame de técnicas onde foram obrigados apresentar todas as técnicas que envolvem o Muay Thai. Os atletas que se formaram  puxaram aulas técnicas (Chute, cotovelo, Joelhada e Boxe),  também puxaram e bateram Thai pad e manoplas, realizaram a cerimonia do Wai Kru Ram Muay, fizeram sparing separado com 10 duplas diferentes e no final do exame acontece a parte do coroamento onde os atletas mostram todo o espírito de superação que levaram a chegar ao topo da pirâmide do aluno para o professor. Cada formado fez sparing com três separados e 30 segundos finais os três atacam ao mesmo tempo sem pressão. No final esses heróis (professores formados) descobrem que conquistaram realmente o Grau Preta em anos de treinamento, muito suor, dedicação, fazendo valer o respeito que a CBMT tem de fazer vencedores que conquistam e não meramente ganham de presente.

Infelizmente hoje no Brasil, graduação virou mercado de negócios, graduação são compradas na internet, entidades vendem graduação, outras dão graduação para atrair mais associados, liberam para instrutores e professores os mesmos puxarem exames, justamente para atrair mais membros, isso acontece em todo o país principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Manaus, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia. Muitos já se intitulam professores e mestres por conta própria, dão o próprio exame sem nenhuma chancela, uns pegam um avião para Tailândia e na volta já são professores e Mestres.

O trabalho de uma entidade é formar pessoas para vida, fazer professores preparados com anos de treinamento para lecionar, desenvolver o nível esportivo dos atletas, trabalhar com a filosofia e respeito, potencializar o esporte de forma séria, reconhecida em âmbito Nacional, Pan-americano e Mundial, o que for diferente disso duvide.


Confederação Brasileira de Muay Thai

 

GRADUADOS EM GRAU PRETO

Inagiara Oliveira

Fabio Ronaldo Barreto Nunes

Carlos Eduardo Santos de Freitas

Vandenir Vitorassi

Marcio de Saldanha

Mauricio Castilho

André Luís Ribeiro dos Santos



Fonte: Confederação Brasileira de Muay Thai


Confederação Brasileira de Muay Thai ® - ®Copyright 2007 Todos os direitos reservados.
Site melhor visualizado em resolução 800x600 - 32 bit colors